Informações aos utentes

  • Nunca se esqueça do seu cartão de utente do SNS ou cartão do cidadão e de manter os seus dados atualizados;
  • Se possível não falte às consultas sem avisar previamente;
  • Compareça às suas consultas com a antecedência que lhe foi comunicada (habitualmente 20 min);
  • É muito importante compreender que o tempo de cada consulta é imprevisível. Esse tempo depende da maior ou menor gravidade das queixas que o utente apresenta.
  • As instalações da USF tem transportes públicos na sua proximidade e possuem rampa de acesso e elevador, que possibilitam o acesso de utentes com necessidades especiais.
  • A USF Nova Salus, assegura a qualquer cidadão inscrito, a possibilidade de mudar de Equipa de Saúde (Médico, Enfermeiro e Secretário Clínico), desde que demonstre essa intenção por escrito e existam condições de integrá-lo no ficheiro de outra Equipa (da sua escolha). Para tal, o utente deve preencher impresso próprio, fornecido pelo secretariado clínico.
  • Se pretender, o utente pode solicitar segunda opinião médica na USF Nova Salus. Deve informar-se no secretariado.
  • O utente pode solicitar pareceres à Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte. Mais informações aqui
  • O utente pode obter livremente, sem restrições, o acesso aos seus dados de saúde. Para isso deverá preencher o requerimento “Acesso à informação de saúde” dirigindo-se ao secretariado clínico da USF. O requerimento é efetuado pelo próprio ou pelo representante legal. Para mais informações ver Folheto – Acesso à informação de saúde
  • O utente tem direito de acesso, retificação e cancelamento de dados existentes no seu processo clínico; opor-se que outras pessoas possam aceder, retificar ou excluir dados do seu processo clínico;  limitar o tratamento e a portabilidade dos seus dados do processo clínico.

Relativamente ao atendimento telefónico da USF Nova Salus, a equipa esclarece:

  • Desde julho de 2020, a USF dispõe de um atendedor automático de chamadas. Ao telefonar para a USF deverá selecionar a opção pretendida e registar o seu número de telefone/telemóvel. Posteriormente será contatado, com a máxima brevidade possível, por um secretário clínico da USF.
  • Não existe telefonista embora a USF muito gostasse de ter uma pessoa só para atender chamadas telefónicas;
  • O atendimento telefónico é efetuado pelos secretários clínicos que acumulam outras funções, nomeadamente o atendimento ao balcão, o atendimento das chamadas internas da equipa e o serviço administrativo;

Solicita-se, por isso, a compreensão dos(as) utentes para as dificuldades que possam sentir ao contactar telefonicamente a USF Nova Salus, estando certos de que a equipa trabalha para uma melhoria contínua da qualidade do atendimento.

Contacto alternativo: usf.novasalus@arsnorte.min-saude.pt